Porque descemos a Hidrovia Tietê-Paraná?

Para conhecer melhor estes rios, seus afluentes e toda a natureza que os cercam...viver esta aventura!
Para divulgar a Vela, principalmente a vela de Cruzeiro, pela ABVC-Interior, nos clubes, cidades e marinas distribuídos ao longo da Hidrovia.
Para atrair os jovens para as atividades saudáveis ao ar livre, na integração com a natureza.
Para apoiar os Comitês de Bacias e todas as iniciativas de recuperação da qualidade de nossas águas.
Para levantar os problemas de falta de Mata Ciliar ao longo do trecho principal e seus principais afluentes.
Para chamar a atenção dos municípios do potencial turístico da Hidrovia Tietê-Paraná e seus afluentes, para que criem estruturas para receber o turismo náutico.
Para demonstrar que a Vela de Cruzeiro é um esporte extremamente factível para o pessoal da Terceira Idade.
Para conhecer nossa gente e fazer novos amigos!!
Venha Conosco, Inscreva-se e Participe!!
abvcinterior@terra.com.br
Paulo Fax – Vice Presidente e Diretor Regional da ABVC Interior (11) 8457-3879
Paulo Abreu – Comodoro da Expedição e Diretor Adjunto ABVC Interior (19) 9105-5050
VHF canal 22

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Zarpe e Diário da 1a Perna da Expedição - Agua Nova a Bauru (BTC)




24 de outubro de 2009.
Apresentamos a Expedição durante o 5º encontro de Vela Caipira do Interior Paulista nos dias 12 e 13 de setembro no Clube Agua Nova em São Manuel, mesmo local onde faríamos a nossa partida.
Lá arrebanhamos os amigos que com suas embarcações e um pouco de coragem irão nos acompanhar nessa 1ª Expedição (Expedição porque não sabemos o que vamos encontrar pela frente, que o próximo será chamado de Cruzeiro), são eles os comandantes Paulo Abreu e Frank Sarnighousen (veleiro Zip), Francisco Piza (veleiro Papaléguas), Marcelo Risatti (veleiro Igaraçú) e eu Paulo Fax (veleiro Bichop), sendo o primeiro um Tiki 26 catamaram e os outros 03 Mod 23 com patilhão e bolina.

Nossos tripulantes da 1a Perna:


Mariana Piza
Jaqueline Risatti
Angela Mattei
Edson Mattei
Lutti Fungache
Werner Rossner
Vardão

Após 03 meses de planejamento hoje chegou esse grande dia, 24 de outubro, após abastecimentos e revisões zarpamos em direção a eclusa de Barra bonita , nosso primeiro desafio onde baixamos nossos mastros pela primeira vez para transpor a eclusa e descer para a Marina da Barra.

 



Como todo início tivemos alguns percalços, problemas com o motor do Papaléguas que com muita agilidade e presteza Frank e Paulo Abreu com o rápido Zip buscaram outro motor para o Chico no rancho, que chegou até a eclusa “no pano” após um breve reboque do Bichop.

 

Baixados os mastros seguimos para eclusa onde fizemos toda operação tranquilamente, apenas com alguns tripulantes anciosos e vislumbrados com o tamanho da eclusa e também pelo belo serviço feito por estes simpáticos operadores que nos prestigiaram.

 

Em seguida após a ponte da rodovia SP-255 chegamos a Marina da Barra onde fomos recebidos pela equipe do Sr Ivan, Secretário de Turismo e dono da Marina, algumas simpáticas pessoas que estavam por ali nos barcos foram nos indicando os melhores pontos de atracage. O Bichop e o Zip ficaram a contrabordo e do outro lado o Papaléguas e o Igaraçú. Tomamos um belo belo banho (banheiros impecáveis diga-se de passagem), e fomos ao Maravilhoso restaurante Barbina que fica praticamente dentro da Marina com a frente para a avenida principal da Barra, bem próximo a Marinha do Brasil. Em meio aos risotos de camarões generosos a R$19,00 a porção e estrogonofes deliciosos, banqueteamos e comemoramos a primeira etapa da nossa empreitada.
Paulo Abreu e o Lutti, foram os que aguentaram mais e ficaram ao som do cantor que parodiava musicas brasileiras e entre muito samba ficaram até as duas da manhã. Os outros a meia noite já estavam a contar carneirinhos...

No dia 25 pela manhã após um café reforçado partimos em direção a ponte que divide a cidade de Barra Bonita e Igaraçú, subimos os mastros em frente a alguns estaleiros e barcos em reforma e velejamos descendo em direção a Pederneiras. Como é lindo esse rio neste trecho, muitos pássaros, fazendas e ilhotas por todo curso, tirando a foz do rio Bauru que despeja 100% do esgoto sem tratar o que é uma vergonha para um município tão rico, de resto é uma maravilha.

Há também uma antiga fazenda de café da época do império onde por um dia e uma noite se hospedaram toda a comitiva do Imperador D. Pedro que passava pela região desbravando o Tietê e suas riquezas, sendo assim ficou conhecida como a sede do Império por um dia.

De empopada vimos no horizonte surgindo lá atras o Zip de balão armado e vindo a toda, pelo rádio fazíamos algumas algazarras com o Marcelo que insistia em ostentar a bandeira de Igaraçú do Tietê hasteada a bordo. Havia um pescador bem no meio do rio cochilando com três varas na popa, passamos por ele e como não fazíamos nenhum barulho ele tomou aquele susto, cumprimentamos e seguimos caminho. Logo após vem o Papaléguas e quase atropela o coitado, prontamente o Chico pediu desculpas e a risada foi geral pelo vhf. 



Após uma parada para almoço, baixamos os mastros e seguimos rumo as duas pontes e o Porto Intermodal de Pederneiras, esse imenso porto que escoa boa parte da nossa produção cerealista.
Neste ponto pouco antes há uma praia pública, onde o Papaléguas e o Zip ancoraram para um mergulho e aguardando o Bichop e o Igaraçú. Os relatos do Frank sobre a beleza musical do lugar como Funk, Pagode e Musica eletrônica que quase saiu saiu a nado até o Btc se ficassem mais um minuto por ali.





Passando pela ponte da Ferrovia e da SP 225,  haviam umas duas voadeiras lotadas de pescadores com seus guarda-sóis coloridos, aproveitei o ensejo e joguei uma linhada no currico, e descemos na empopada até gastar a isca. Logo
 a frente uma meia milha a esquerda está o BTC – Bauru Tenis Clube, que por contatos anteriores nos havia cedido abrigo e atracação para os barcos por uma semana.


Fomos muito bem recebidos por todos os funcionários e velejadores, arrumamos tudo, amarramos bem os barcos nos píeres e de van seguimos de volta a Água Nova onde estavam nossos carros.





Primeira perna concluída!!


Confiram o vídeo que fizemos na 1a perna!




Um forte abraço a todos


 Paulo Fax, Paulo Abreu, Francisco piza e Marcelo Rissati



2 comentários: